top of page

Olhando para o Futuro

 

Nossa alimentação é baseada em uma pequena parcela de alimentos. Mais de 50% de calorias consumidas no mundo provêm de no máximo quatro espécies de plantas e 90%dos alimentos que consumimos vem de somente 20 tipos de plantas(monocultura convenciaonal baseado no uso de agrotóxicos), enquanto existe um potencial de 30000 plantas diferentes para o consumo, resgatando a funcionalidade sistêmica. As PANC adaptadas aos diferentes ambientes, nascendo sozinhas buscam sua reinserção natural, no resgate dos processos dos sistemas vivos (bioprocessos) e que também estão associadas à busca de maior autonomia, no que hoje vem fortalecendo o conceito de SOBERANIA ALIMENTAR.

Trabalhando no estudo e na reinserção de plantas alimentares não convencionais nas receitas, no resgate da gastronomia regional, o Chef Pepe Teixeira olha para o futuro. Explorando estas plantas, estudanto seu manejo e a sua manutenção quebrando assim com a monucultura de paladares.

 

*Dados retirados da Cartilha hortalicas não convencionais,  hortaliças espontâneas e nativas - Grupo viveiros comunitários-DAIB biologia UFRGS

Autores:
Débora B. da Silva, Iana S. V. Nouhuys, Lia C. Kehl, Marília E. B. Kelen,Paulo Brack

bottom of page